Balão Intragástrico

BALÃO INTRAGÁSTRICO

O QUE É O BALÃO INTRAGÁSTRICO?

É um balão esférico de silicone resistente à degradação do ácido gástrico, de forma a ocupar o estômago e dar ao paciente a sensação de saciedade precoce.

Ele é introduzido vazio no estômago e através da endoscopia é preenchido com soro e azul de metileno e posicionado de forma adequada,  e uma válvula interna fá-lo encerrar-se.
O balão vai permanecer no estômago durante 6 meses a 1 ano. Dependendo do tipo de balão, ocupando a cavidade do estômago, de modo a que o paciente se sinta saciado. Conseguindo assim diminuir consideravelmente a ingestão de alimentos.
O sucesso deste método reside no facto do paciente reaprender a comer. Reeducando o seu organismo a comer quantidades menores de alimentos  e alterar o seu estilo de vida, com o aumento da actividade física.

Outras vantagens é a facilidade de colocação sob sedação em regime ambulatório, sendo um método reversível, e bem tolerado.

Os efeitos adversos mais comuns são as náuseas e vómitos que regridem ao fim de 24-48h e que em casos raros obrigam à remoção precoce do balão.

A retirada do balão ao fim de 6 meses-1 ano faz-se também em regime de ambulatório, com endoscopia e sob sedação .

———————————————————————-

Os indivíduos com maior probabilidade de beneficiarem do balão intragástrico são os seguintes:

– Adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 27-30 Kg/m2, não responsivos a dietas prévias supervisionados por médico.

– Pacientes com IMC entre 27 e 29,9 kg/m2, e  doenças associadas ao excesso de peso.

– Pacientes obesos com necessidade de diminuir o peso antes da cirurgia, de forma a diminuir o risco cirúrgico de cirurgia bariátrica ou outra.

———————————————————————-

DURANTE O TRATAMENTO
O acompanhamento do paciente é uma das chaves do tratamento, com consultas regulares e com componente motivacional.
A maior e mais evidente perda de peso acontece durante os dois primeiros meses. O que deixa os pacientes muito motivados a continuarem a sua reeducação alimentar e a ganharem hábitos mais saudáveis.

QUAIS SÃO OS RESULTADOS QUE POSSO ESPERAR ?
Pode perder rapidamente uma média de 10 a 30 kg ; no entanto,os resultados vão depender do bom seguimento que fizer do programa alimentar e do ajuste que faça nos seus hábitos alimentares e de vida. Alias, estudos indicam que a maioria dos pacientes de balão consegue manter o peso perdido durante muito tempo e que inclusivamente continuam a perder peso , mesmo depois da retirada, porque a motivação e auto-estima assim o permitem .

MARCAÇÃO DE CONSULTA DE OBESIDADE:
226 091 580 | 938 047 766

Nome*

 
Assunto*

 
Email*

 
Contacto Telefónico*

 
Diga-nos o que pretende*

 
Concordo com a Política de Privacidade