És Gordo Porque Comes Demais: Vamos Abandonar os Mitos
És Gordo Porque Comes Demais: Vamos Abandonar os Mitos
Aconselho a esquecer tudo o que pensa saber sobre dietas e perda de peso, ok? Principalmente se anda em grupos Paleopromotores de turbinados onde dizem que “o balanço energético” está morto. E que pode comer à vontade desde que coma saudável e “corte nos açúcares”. Se anda em grupos que vendem a ideia do detox, chás de emagrecimento, termogénicos, super-alimentos e sopas com calorias negativas…Esqueça. Apague. É treta.
Primeiro, não há qualquer dúvida que emagrecer é muito difícil. Não é possível evitar o contacto com os alimentos logo, a única forma de emagracer é mudar a nossa relação com a comida. O que, a meu ver, dá muito mais trabalho do que abandonar substâncias aditivas (tabaco, álcool, etc.). Mas isto é uma mera opinião pessoal (não há estudos sobre isso).
Segundo uma revisão sistemática publicada em 2017, cerca de 40% da população está a tentar perder peso . Das pessoas que tentam perder peso, apenas 20% conseguiram fazê-lo ao final de um ano. E destas 20%, ao final de 5 anos apenas 19% conseguiram manter 10% de redução do peso corporal. Ou seja, se fizermos as contas, apenas 5% da população é bem sucedida na perda de peso a longo prazo. Há dados um bocadinho mais positivos e um bocadinho mais negativos, mas a realidade é esta. Perder peso é difícil e tem baixas taxas de sucesso (ao nível de deixar de fumar a médio/longo prazo).
Agora…não vamos arranjar desculpas para o facto de termos peso a mais. Se está gordo é, acima de tudo, porque come demais (e desgasta de menos). O balanço energético é a base da perda de peso.
Para demonstrar este simples facto (e não só) vou escrever um artigo gigantesco com dezenas de referências a estudos científicos que me deu uma trabalheira enorme…esta é a diferença entre a ciência e os Dr. Googles das redes sociais que publicam bitaites desinformados.