Alimentos inflamatórios estão relacionados com um maior risco de cancro do cólon
Alimentos inflamatórios estão relacionados com um maior risco de cancro do cólon
Um estudo publicado em 18 de janeiro de 2018, pela JAMA Oncology sugere que certos alimentos desencadeiam inflamações no corpo. E que estes podem aumentar o risco de cancro do cólon. A pesquisa baseou-se na análise da alimentação de mais de 121.000 pessoas, durante 26 anos, entre os quais 46.800 eram homens.
Ao longo deste estudo os participantes foram registando todos os alimentos que comeram. E a sua alimentação foi sendo pontuada consoante a quantidade de alimentos inflamatórios ingeridos. Como por exemplo: carnes vermelhas, bebidas açucaradas e alimentos processados.
Os participantes em que a alimentação era mais inflamatória tinham mais 44% de risco de desenvolver cancro do cólon. Em comparação com os participantes que efetuavam uma alimentação mais saudável (incluindo na alimentação grandes quantidades de vegetais).
Mesmo após a comparação com outros fatores causadores de cancro (como o alto índice de massa corporal e menos atividade física), o risco de desenvolver cancro do cólon ainda era significativamente elevado nos participantes com uma alimentação mais inflamatória.